Rebocador colide com estrutura de ponte construída para a COP 30 em Belém
17/08/2025
(Foto: Reprodução) Rebocador atinge ponte de Outeiro, uma das obras da COP 30 em Belém
Um rebocador colidiu com a estrutura da nova ponte do distrito de Outeiro, em Belém, na manhã deste domingo (17). Não houve feridos. O comandante fugiu.
A construção é uma das mais de 30 obras em andamento para Conferência do Clima (COP 30) e deve melhorar a mobilidade entre um porto em Outeiro que receberá navios de cruzeiros até os locais oficiais da conferência, como o Parque da Cidade.
A colisão foi por volta das 9h, de acordo com um boletim registrado pela Polícia Civil. Segundo a Polícia, um comboio formado pelo empurrador "Confiança 9" e balsa Melbourne causou danos às estruturas da nova ponte.
Uma equipe policial foi enviada ao local e apreendeu o rebocador, deixando-o em um porto nas proximidades.
Responsável pelo rebocador, a empresa Majonav Transporte Fluvial da Bacia Amazônica Ltda. disse que "não houve danos à integridade da tripulação ou à estrutura da ponte, estando todos em segurança" e que "mantém contato com autoridades competentes e reforça seu compromisso com a segurança da navegação e proteção das comunidades ribeirinhas, adotando medidas de prevenção".
Rebocador é apreendido e passa por perícias em Belém.
Reprodução / TV Liberal
Em nota, a secretaria disse que "a empresa envolvida no ocorrido é reincidente e já foi notificada".
"A Secretaria informa ainda que a embarcação foi apreendida e as investigações para responsabilizar criminalmente os suspeitos estão em curso e a perícia será iniciada ainda neste domingo", afirma.
Ainda segundo a Seinfra, o comandante da embarcação já foi identificado e está evadido e o incidente não comprometeu a estrutura, nem o andamento da obra.
A secretaria também informou que "o gabarito de navegação da nova ponte foi definido em conformidade com todas as normas da Autoridade Marítima (NORMAM-303)" e que "parâmetros foram previamente apresentados e aprovados por todas as empresas de navegação que operam no trecho".
Obra importante para a COP
Avaliada em R$ 101 milhões com recursos do Estado, a segunda ponte do Outeiro é uma obra da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e tem previsão para entrega em setembro. Segundo o governo, a obra estava 84% concluída até início de agosto.
A estrutura está sendo montada sobre o Furo do Maguari, ligando a rua Dois de Dezembro, em Icoaraci, à avenida BL Dez, em Outeiro.
O projeto prevê uma ponte de 414 metros de comprimento e 10,5 metros de largura, com dois vãos de navegação de 117 metros para garantir a fluidez do tráfego aquaviário e viário na região.
Segundo o governo, o objetivo é facilitar a mobilidade entre um porto que vai receber cruzeiros até os espaços oficiais da COP 30.
LEIA TAMBÉM:
Ministro da Casa Civil visita obras em andamento para a COP 30 em Belém: 'Setor de hotelaria é maior desafio'
Nova Doca: planejada para a COP 30, obra no centro de Belém prevê passarela com mirante, quiosques e playground
COP 30: oferta limitada de leitos é desafio para receber cerca de 50 mil pessoas em Belém
COP 30, em Belém: Construção da 2ª Ponte no distrito de Outeiro.
Roni Moreira/Agência Pará
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará